Os projetos de cultura nas áreas de música, dança e contação de história existem desde 2015, iniciando com 1.100 crianças, fechando em agosto de 2023 com 7.300. Atualmente contamos com14 monitores/educadores formados nas turmas iniciantes e hoje contratados pelo Instituto.
A Educação Complementar atende crianças em situação risco social agravante, cercadas por abusos físicos e sexuais, sem nenhuma perspectiva educacional, oportunizando crianças de 4 a 11anos e adolescentes de 12 a 18 anos, buscando ajudá-las na inserção social, dando ferramentas de desenvolvimento humano por meio da música, dança, contação de histórias para fortalecer a alfabetização.
Através dos projetos de incentivo à cultura, os alunos permaneceram firmes nas escolas de ensino regular, sendo incentivados a permanecer os estudos, evitando a evasão escolar. Este projeto tem um grande apelo social pelo fato de impedir que crianças sofram abusos e maus tratos em casa, e sejam aliciadas em consumos de álcool e drogas.
Ainda através desse projeto 45 monitores de educação fazem faculdade EAD através da parceria firmada com a UNICESUMAR, com 100% de gratuidade nos cursos.